・07/10/2024・Texto por Redação Power Supply

O sucesso de um negócio depende de fatores como a qualidade dos produtos e serviços, entendimento do cliente, sustentabilidade financeira, capacidade de inovação, entre outros. No caso do Assaí Atacadista, há um elemento adicional nessa fórmula: o relacionamento com fornecedores regionais. Com grande parte de sua variedade de produtos proveniente de parcerias regionais (que atendem alguns estados) e locais (que atendem determinadas lojas), o Assaí aposta na valorização de marcas específicas de cada região para impulsionar a economia local, levar ganho de escala a pequenas indústrias e personalizar a experiência de compra dos clientes, que já estão habituados aos produtos da região.

Essa estratégia fortalece o vínculo com as comunidades onde atua — atualmente, o Assaí conta com mais de 290 lojas em 24 estados, além do Distrito Federal — e reforça a presença de marcas regionais nas prateleiras, beneficiando tanto os clientes quanto os negócios parceiros. A eficácia dessa abordagem é atestada pelos próprios fornecedores, que destacam como a valorização de marcas regionais em redes de atacado e varejo pode ser vantajosa para ambos os lados.

Um exemplo de sucesso dessa estratégia é a parceria com a Timbaúba S.A., empresa com mais de 30 anos de atuação no setor de fruticultura em Pernambuco. Com sua linha de produtos saudáveis OQ Sucos, a empresa expandiu sua atuação nas lojas do Assaí. Hoje, a marca está entre as três maiores do segmento no Nordeste e, por meio da distribuição nas gôndolas do Assaí, consegue alcançar outras regiões do país. “A parceria com o Assaí abriu oportunidades para chegarmos a mercados além de Petrolina, onde nascemos. Agora, estamos presentes nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O Assaí nos traz volume de vendas, aumento de margem e feedback do público, o que nos ajuda a ajustar nossos produtos para cada região”, afirma Sidney Tavares, diretor comercial da Timbaúba S.A.

Matheus Miranda, CEO da Vida Alimentos, sediada em Jequié, na Bahia, também ressalta a importância do relacionamento para o sucesso. Segundo ele, a evolução das empresas nos últimos anos foi impulsionada pelo diálogo constante entre Assaí e seus fornecedores. “Reunimo-nos semanalmente para analisar pesquisas de mercado e entender as particularidades de cada região. Isso nos ajuda a definir as melhores estratégias para inserir nossos produtos em diferentes cidades”, comenta Matheus.

Ele acrescenta que, para se destacar na economia regional, é fundamental entender as características de cada público e ter capilaridade. “No Brasil, a diversidade cultural, econômica e social, além do poder de compra, influencia diretamente os resultados. Trabalhar com empresas que operam de forma ampla e estão abertas ao diálogo nos permite identificar as melhores oportunidades de negócios”, conclui Matheus.

A experiência também se repete no Sudeste, onde o Guaraná Mineiro, uma marca de bebidas com sede em Uberlândia, destaca a parceria com o Assaí como essencial para o aumento de sua presença no mercado. “Firmamos a parceria com o Assaí em 2017, quando a rede chegou a Minas Gerais. Desde então, estamos presentes em 8 lojas do estado, incluindo Belo Horizonte, Ipatinga e Uberlândia”, relata Glauber Lacerda, gerente de contas do Guaraná Mineiro.

Segundo Glauber, a parceria resultou em um aumento significativo nas vendas. “Um ano após o início da parceria, nossas vendas de refrigerantes cresceram 57% em volume, e as vendas de água mineral aumentaram 82% no mesmo período”, exemplifica o gerente.

Hellen Lima, diretora comercial do Assaí Atacadista, explica que um dos principais objetivos de priorizar fornecedores locais é melhorar a experiência do cliente. “Ao oferecer marcas regionais, o consumidor se identifica com a rede e encontra os produtos que já conhece e prefere. O fornecedor local tem um olhar qualificado para as demandas da região, o que faz dessa parceria algo essencial para o Assaí e nos diferencia em meio à operação regionalizada que temos”, destaca a diretora.

Hellen também aponta que essa estratégia beneficia não apenas o varejo, mas o Brasil como um todo. “Incentivar e valorizar produtores e fornecedores locais contribui diretamente para a geração de emprego, renda e estímulo à economia regional, ajudando no desenvolvimento de negócios de todos os portes”, finaliza.

 
Voltar para notícias
Titulo do Anúncio
Titulo do Anúncio

Recomendações

• 01/04/2024

Braskem cresce 13%, com Ebitda de R$ 1 bilhão, mas cenário ainda é desafiador

Ler mais

• 03/04/2024

Wayra Brasil faz aporte na edtech Ada, o primeiro de 2024

Ler mais

• 21/07/2023

iFood oferece 5 mil bolsas de estudo em parceria com a DIO

Ler mais

• 11/06/2024

Gerdau Graphene lança selo de autenticidade de tecnologia exclusiva

Ler mais

• 01/04/2024

Braskem cresce 13%, com Ebitda de R$ 1 bilhão, mas cenário ainda é desafiador

Ler mais

• 03/04/2024

Wayra Brasil faz aporte na edtech Ada, o primeiro de 2024

Ler mais

• 21/07/2023

iFood oferece 5 mil bolsas de estudo em parceria com a DIO

Ler mais

• 11/06/2024

Gerdau Graphene lança selo de autenticidade de tecnologia exclusiva

Ler mais

Se inscreva e receba atualizações e notícias

Siga a gente nas redes sociais

Comentários

Sucesso! Seu comentário foi enviado.
Atenção! Preencha todos os campos.

Se inscreva e receba atualizações e notícias

Siga a gente nas redes sociais